Protocolo Sanitário - Racenature Mondim de Basto

Ir para o conteúdo

Protocolo Sanitário

A prova
1. Sinalização e Informação
 
Colocação de painel informativo, na zona de acesso aos eventos (secretariado, paddock, locais de entrada…), garantindo que os participantes têm acesso a:
 
§ Protocolo Interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19 (este documento será enviado antecipadamente ao participante em formato digital e poderá ser solicitado o envio em formato digital junto ao secretariado);
 
§ Informação sobre como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19 (informação sobre lavagem das mãos com água e sabão e com SABA; colocação correta de máscara; sinais e sintomas de COVID19, recomendações da DGS).
 
 
1. Adequação do local de isolamento
 
Será cuidadosamente definido um local de isolamento, próximo da zona de partida do evento. Garantindo que este local possuí ventilação natural, casa de banho, stock de materiais de limpeza, máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis, termómetro, contentor de resíduos autónomo, sacos de resíduos, sacos de recolha de roupa usada, Kit com água e alguns alimentos não perecíveis.
 
 
3. Equipamentos de higienização
 
A empresa disponibiliza:
 
§ Dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool junto aos pontos de entrada/saída, secretariado, abastecimentos, partida/meta, pódios…;
 
 
4. Plano de higienização
 
§ Higienização ou desinfeção dos equipamentos utilizados, antes, durante e após cada atividade, de acordo com as regras aplicáveis a cada tipo de equipamento.
 
§ Higienização ou desinfeção dos meios de transporte utilizados, após cada atividade, e de acordo com as regras aplicáveis a cada tipo de transporte.
 
§ Lavagem e desinfeção das superfícies onde colaboradores e clientes circulam, garantindo o controlo e a prevenção de infeções e resistências aos antimicrobianos.
 
§ Limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores).
 
§ A lavagem a temperaturas elevadas do vestuário usado nas atividades e outros acessórios disponibilizados, por parte dos colaboradores e dos clientes (cerca de 60ºC).
 
§ Deve ser dada preferência à limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco e do uso de aspirador de pó.
 
§ Renovação de ar das salas e espaços fechados com regularidade.
 
§ Nos locais onde possam ser distribuídos quaisquer bebidas ou alimentos, caso existam, deverá ser reforçada a higienização dos utensílios, equipamentos e superfícies e evitada ao máximo a manipulação direta dos alimentos por clientes e colaboradores.
 
§ O balde e esfregona para o chão são habitualmente reutilizáveis, pelo que se deve garantir uma limpeza e desinfeção destes equipamentos no final de cada utilização. O balde e esfregona devem ser diferentes, para as áreas atrás referidas. Por exemplo: o balde e esfregona usados nas casas de banho, não devem ser usados nas áreas de alimentação, ou em outros espaços públicos.
 
§ Para o chão, a lavagem deve ser realizada com água quente e detergente comum, seguido da desinfeção com solução de lixívia diluída em água. A frequência de limpeza deve ser no mínimo 2 vezes ao dia.
 
§ Nas instalações sanitárias, a lavagem deve ser realizada, preferencialmente, com produto que contenha na composição detergente e desinfetante porque é de mais fácil aplicação e desinfeção. A frequência de limpeza do chão deve ser no mínimo, 3 vezes ao dia.
 
§ Todo o material utilizado na realização das atividades deve ser desinfetado após cada utilização.
 
 
5. Conferência de Imprensa e Apresentações Oficiais:
 
As apresentações oficiais e conferências de imprensa, são eventos que decorrem antes da realização do evento e juntam várias pessoas: organizadores, parceiros, patrocinadores e representantes de entidades públicas. Assim, as mesmas poderão realizar-se mediante as regras de segurança a seguir descritas, de forma a diminuir a probabilidade de contágios e propagação de COVID19:
 
§ Escolha de local amplo e arejado naturalmente, privilegiando espaços ao ar livre quando possível;
 
§ Diminuição do número de pessoas constantes na lista de convidados para a apresentação/conferência de imprensa;
 
§ Reconfiguração do espaço de forma a que as cadeiras estejam afastadas entre 1.5m a 2m entre elas;
 
§ O número de lugares sentado não deverá ser inferior ao número de convidados;
 
§ Todos os presentes (convidados, imprensa, oradores e organização) deverão utilizar máscara, e manter a distância social recomendada, abstendo-se de contactos físicos e cumprimentos (incluindo apertos de mãos);
 
§ São disponibilizadas máscaras e solução à base de álcool para desinfeção das mãos à entrada e saída do local;
 
§ Os oradores deverão permanecer sentados com 2m entre si e manter a máscara colocada, podendo retirar a mesma durante o tempo estritamente necessário para a sua intervenção;
 
§ As fotografias de mesa deverão ser tiradas no decorrer da sessão, e com as máscaras colocadas;
 
§ Existirá no exterior e com barreiras de segurança, para adequado distanciamento dos restantes presentes, outdoor para possibilidade de fotos. Estas fotos poderão ser tiradas individualmente sem máscara;
 
§ Caso se pretenda uma foto de grupo, a mesma deverá ser tirada com máscara. Refletindo a realidade atual e incentivando toda a sociedade a cumprir as regras indicadas pela DGS.
 
§ Ponderar a possibilidade de fazer esta conferência de imprensa/apresentação oficial de forma online;
 

 
6. Antes do evento
 
6.1. Inscrições:
 
A inscrição e respetivo pagamento para qualquer evento deverão ser efetuados online, não sendo aceites inscrições ou pagamentos presenciais. No momento da inscrição o participante deve ler e aceitar o protocolo interno da empresa.
 
 
6.2. Secretariado:
 
O local de secretariado, para levantamento de dorsais e kit de participante terá as seguintes regras de segurança:
 
§ Será dada preferência a escolha de local ao ar livre para realização do secretariado;
 
§ As filas de acesso aos balcões deverão ter um corredor com 2 metros de largura, no qual estão assinalados distanciamentos de 2 metros entre as pessoas da fila (assinalado no chão). Os participantes apenas devem avançar quando solicitado pelo colaborador da organização;
 
§ Os balcões de atendimento ao público serão equipados com uma proteção de acrílico;
 
§ O uso de máscara é obrigatório para os participantes e para os elementos da organização no momento do levantamento dos dorsais/sacos;
 
§ Poderá ser solicitada declaração do participante em como não tem conhecimento de estar infetado ou de ter estado em contacto com pessoa infetada com COVID19 (nos 14 dias anteriores ao evento), e de que não é portador de sintomas de COVID19;
 
 
7. No dia do evento
 
 
7.1. Chegada ao local do evento:
 
Uma vez que é um local de ajuntamento de pessoas, devem ser implementadas as seguintes regras:
 
§ Qualquer participante que apresente qualquer sintoma indicador de COVID19, não deve deslocar-se para o local do evento;
 
§ Organização, participantes e restantes intervenientes no evento deverão utilizar máscara, e manter a distância social recomendada, abstendo-se de contactos físicos e cumprimentos (incluindo apertos de mãos);
 
§ Solicita-se a todos os participantes a maior atenção a todas as indicações transmitidas pelo speaker da prova.
 
 
 
7.2. Partida:
 
 
No momento da partida é obrigatório o uso de máscara ou de viseira, a qual poderá ser retirada durante o exercício físico, de acordo com o estipulado na Normativa 030/2020 da DGS.
 
 
Serão definidos horários de partida por participante ou dupla, a ordem de partida será definida em aditamento.
A partida será dada sequencialmente e com intervalos temporais de 1 minuto entre participantes pelo que excecionalmente será considerado o tempo de prova, ou seja, o tempo entre a passagem de chip eletrónico na linha de partida e na linha de meta.
 
 
7.3. Durante a prova/corrida/percurso:
 
Depois da partida, e tendo sido dado o tempo estipulado entre os participantes, a distância entre estes será maior. Pelo que a organização, de acordo com a normativa 03/2020 da DGS, impõe as seguintes regras:
 
§ As máscaras ou viseiras poderão, sob responsabilidade individual, ser removidas quando o atleta iniciar a atividade física.
 
§ Os elementos de abastecimentos, apoio médico, mecânico, apoio neutro e outros, mantêm a utilização de máscara ou viseira no decorrer de todo o percurso, assegurando a desinfeção das mãos, de locais e utensílios com frequência.
 
§ Os abastecimentos terão uma maior extensão, e os participantes não podem manipular utensílios e comida, ficando esta tarefa exclusivamente ao encargo dos elementos da organização. Os participantes devem, da forma mais rápida possível, solicitar os itens de alimentação líquida e sólida que pretendem, e após os receberem, afastarem-se para o seu consumo.
 
 
7.4. Após passagem na meta:
 
O local de meta também estará sujeito a algumas regras de segurança, de forma a evitar o risco de contágios e propagação da doença:
 
§ Após a passagem na linha de meta, os participantes devem continuar mais um pouco até encontrarem um local em segurança para que possam descansar e restabelecer-se do esforço físico;
 
§ Após o descanso previsto no ponto anterior, os participantes poderão deslocar-se à zona de meta/zona de paddock, sendo obrigatória a colocação de máscara para acesso e permanência nesta zona;
 
§ Não existirão entrevistas na linha de meta. Será criada uma tenda de comunicação, afastada deste local, e os participantes poderão ser chamados para entrevista nessa zona, mantendo-se a segurança dos mesmos. Os participantes só poderão deslocar-se a este local se instruídos por elementos da organização e nunca por iniciativa própria;
 
§ As medalhas serão entregues na zona de secretariado e não após passagem na linha de meta. Para levantamento da medalha, o participante deve usar máscara e ter na sua posse o frontal ou dorsal de prova. Do mesmo modo deve cumprir as regras estipuladas para o secretariado constantes no ponto 6.2.;
 
§ Existirá em zona próxima e com barreiras de segurança, para adequado distanciamento dos restantes presentes, outdoor para possibilidade de fotos. Estas fotos poderão ser tiradas individualmente sem máscara;
 
 
7.5. Pódio:
 
O protocolo de cerimónia de pódio decorrerá da seguinte forma:
 
§ Os presentes na cerimónia deverão utilizar máscara e/ou viseira, e manter a distância social recomendada, abstendo-se de contactos físicos e cumprimentos (incluindo apertos de mãos), mesmo no momento da receção de troféus ou prémios;
 
§ As fotografias de pódio deverão ser tiradas no decorrer da sessão, e com as máscaras colocadas;
 
§ Caso se pretenda uma foto de grupo, a mesma deverá ser tirada com máscara. Refletindo a realidade atual e incentivando toda a sociedade a cumprir as regras indicadas pela DGS.
 
§ Os assistentes à cerimónia do pódio devem guardar algum distanciamento e utilizar máscara ou viseira;
 
§ Após a cerimónia do pódio e para proteção dos atletas, recomenda-se o respeito pelo seu espaço físico de segurança, não sendo permitidos contactos físicos para cumprimentos, a menos que o participante sinta segurança para tal.
 
 
7.6. Imprensa:
 
No decorrer do evento, a imprensa estará sujeita às seguintes regras:
 
§ Todos os elementos da imprensa devem utilizar máscara e/ou viseira de forma permanente;
 
§ Os repórteres de som e imagem devem respeitar o espaço físico de segurança dos corredores e de outros;
 
§ Não existirão entrevistas na linha de meta. Será criada uma tenda de comunicação, afastada deste local, e os participantes poderão ser chamados para entrevista nessa zona, mantendo-se a segurança dos mesmos. Os participantes só poderão deslocar-se a este local se instruídos por elementos da organização e nunca por iniciativa própria;
 
§ Nas entrevistas, aconselha-se utilização de microfone extensível ou de 2 microfones (para entrevistador e entrevistado) que devem ser plastificados e desinfetados imediatamente após cada entrevista;
 
§ Existirá em zona próxima da meta, e com barreiras de segurança, para adequado distanciamento dos restantes presentes, outdoor para possibilidade de fotos. Estas fotos poderão ser tiradas individualmente sem máscara;
 
§ Só são permitidas fotos ou gravações com corredores sem máscara ou viseira se houver distanciamento físico de pelo menos 2 metros se atleta parado ou 4m se atleta em andamento;
 
 
7.7. Refeição:
 
O serviço de refeições pós-prova será sujeito às seguintes regras:
 
§ Todos os elementos da organização desta área devem utilizar máscara e/ou viseira, e luvas de forma permanente;
 
§ O participante está impedido de manusear utensílios ou comida, ficando esta tarefa exclusivamente para os elementos da organização;
 
§ Deverá ser escolhido local para refeição ao ar livre quando possível, ou local interior amplo com definição de lugares sentado mediante as normas da DGS;
 
§ As refeições serão entregues ao participante em meal-box, para que o mesmo possa escolher um local em segurança, ao ar livre para a sua ingestão;
 
 
7.8. Banhos:
 
Excecionalmente, e até indicação em contrário, os eventos serão realizados sem acesso a banhos para os participantes.
 
 
7.9. Alojamento e dormidas:
 
Tendo em conta as recomendações sanitárias da DGS, a organização do evento não providencia alojamento ou pernoita em pavilhão, ficando à responsabilidade de cada atleta procurar local para dormida.
Voltar para o conteúdo